22 janeiro 2015

Resenha | Aliança de Prata - Débora Mestre

Oi amorees! Como estão?
Perdão pelo sumiço, realmente fiquei sem tempo entre trabalho e umas atividades extras, mas aqui estou trazendo mais uma resenha nacional pra vocês com todo meu carinho.


A resenha de hoje é para os amantes do sobrenatural, vampiros, lobos e caçadores.


Aliança de Prata foi lançado em 2010, escrito pela sorocabana Débora Mestre através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século, mas só vim a conhecer o título em meados de 2013 através de uma bienal na minha cidade. A obra foi inspirada em um RPG escrito pela autora em 2005.

      

× Ficha Técnica

× Título: Aliança de Prata
× Editora: Novo Século
× Páginas: 336
× Edição: 2010
× Autor: Débora Mestre


 Sinopse

Dez anos atrás, para festejar o Walpurgisnacht, um grupo de vampiros dizimou uma Vila. Foram embora deixando para trás milhares de cadáveres, casas destruídas e uma pequena órfã sobrevivente, cujos sonhos foram destroçados.Hoje, vivendo unicamente para vingar-se dos noturnos com a ajuda de Havena, sua fiel escudeira, Samira aceita o desafio de socorrer a jovem Kathleen, moradora de uma Vila que está à mercê de poderosos lobisomens.
As caçadoras não imaginavam, porém, que o destino reservasse tantas surpresas.

Resenha

Em sua mão a aliança de prata perpetua uma promessa que jamais se cumprirá e que a encoraja a terminar sua jornada.

••


Aliança de Prata foi um dos primeiros nacionais que li sobre esse tema sobrenatural e gostei muito da leitura. Terminei o livro em poucos dias e a cada capítulo queria saber o que aconteceria no próximo, algo que acho super válido na hora de avaliar uma obra. 

Achei os personagens bem construídos e com uma história envolvente por detrás de cada um. Algo que realmente me surpreendeu foi a forma que a autora abordou o suposto romance que abrange a história, pois foi algo tão puro e sutil que me cativou do começo ao fim. 

Gostei muito da protagonista Samira que, apesar de tudo, se tornou uma forte caçadora, embora fizesse o papel de falsa durona - onde esconde um coração bom por debaixo de uma casca amarga -. Os acontecimentos do passado de nossa heroína me deixaram bastante pesarosa e pude sentir os sentimentos dela fluírem através da leitura assim como nos demais personagens como Desiree e seu amado. 

A história por trás de nossa cruel Desiree também não deixou a desejar, visto que todos os acontecimentos passados se entrelaçam perfeitamente no presente e são revelados na hora certa pela autora, o que a torna uma das minhas preferidas durante a trama.

Apesar de ter gostado muito da leitura, achei que do meio em diante a história se desenrola muito rápido e sem muito suspense, o que me frustrou um pouco pois gostaria de acompanhar a história de Samira e Erick mais a fundo, gostaria que eles pudessem conversar a respeito dos acontecimentos e que, quem sabe, eles conseguissem declarar seus sentimentos. OK. Sei que sou uma romântica incurável e que talvez isso fosse utópico demais dada a situação real em que eles se encontravam, mas queria que pelo menos eles interagissem mais.

Uma coisa que achei que não combinou muito foi o fato de envolver fadas e zumbis na mesma atmosfera que vampiro e lobisomens. Tudo bem que se um existir nada impede que o outro também exista, mas não acho que esses três universos funcionem maravilhosamente juntos, por isso achei que Havena em horas foi de pouca utilidade ou quase nenhuma, visto que era uma frágil fada com um tridente. Fora esse detalhes, sei que nossa fadinha foi de extrema importância quanto as ações de Samira, pois para mim ela nada mais era do que a voz da razão em todos os momentos.

O final foi totalmente lindo, embora triste, e tive que ler a ultima página algumas vezes até acreditar e me conformar que era assim mesmo que acabava, pois como disse, o desenrolar foi tão rápido que quando terminou tive a sensação de que faltava algumas páginas. 

Mas em suma eu amei a história, ainda mais em saber que fora inspirada em um RPG que, creio eu, seja ao estilo PbF - play by fórum - o qual cada jogador cria seu personagem e a história é criada a partir de posts descritivos como se fosse, realmente, um livro. Pra quem não sabe, eu adoro escrever e criar personagens, por isso sou muito fã desse estilo de RPG e acredito ser a categoria mais bem estruturada entre eles, mas voltando para o livro...

A diagramação e os títulos dos capítulos são perfeitos, a capa é bem simples, porém as ilustrações possuem um relevo suave e é de um material, digamos, "sedoso". Gostei de cada detalhe apresentado e recomendo esse livro a todos que posso. As 300 e poucas páginas foram poucas, mas suficientes para se apaixonar e se envolver.


NOTA
       




7 comentários:

  1. Juuu! Ameii a resenha! E posso dizer q li tuuuudo dessa vez! Só fique mais afim de ler essa obra. Adoro suas resenhas e o gostinho de quero mais ao final da leitura ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruuuu <3 obrigada pelo comentário amiga, significa muito pra mim *-*
      que bom que gostou, fiz com muito carinho ♥

      Excluir
  2. Fiquei bem curiosa em relação ao livro e pretendo ler ele agora, pois é o tipo de leitura que ando procurando esses últimos tempos. http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2015/01/os-guardioes-do-universo_24.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore!! Que bom que despertei seu interesse, hahaha, se você gosta do gênero creio que irá gostar da leitura. Depois diga o que achou ♥

      Excluir
  3. Olá!
    Eu adoro RPG e temática sobrenatural/fantástica, então gostei muito da premissa do livro e também da sua resenha! =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Priih! Como vai? Que legal que você gosta, acho muito bacana também =D

      Que bom que gostou da resenha, caso leia o livro, volte pra contar o que achou!

      Beijos!

      Excluir
  4. aliança de prata maravilhoso, amei.
    adoro livros de vampiros, que acabei lendo muito rápido, por ser muito bom.

    ResponderExcluir

Seu comentário contribui para o crescimento do blog!
Deixei sua marca aqui <3